Nuno Nunes - Encenação

Tem formação da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), grau de Licenciatura em Actor/encenador, obtido após defesa de relatório de estágio enquanto assistente de encenação de Pascal Rambert em Gilgamesh – L’Homme qui ne voulais pas mourir, para o Festival d’Avignon 2000 (tendo sido para o efeito bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, do IPAE e do Inst. Franco-português).
Iniciou a actividade profissional como actor em 1997 n' A Barraca. Tem trabalhado como independente em projectos dentro e fora de Portugal. Como actor participou em espectáculos na Alemanha, Inglaterra, Espanha e Itália. Trabalhou como actor com Carlos Avilez, João Lourenço, Maria João Miguel, Giancarlo Cobelli, Amândio Pinheiro, Solveig Nordlund. Conta com alguns trabalhos em cinema e televisão, sendo um dos protagonistas da série Até Amanhã Camaradas, e 20,13 (Purgatório) de Joaquim Leitão.
Tem dado especial atenção à sua formação e especialização contínuas, participando como formando em diversas acções de formação em Portugal e no estrangeiro.
Como formador tem desenvolvido trabalho junto de grupos de teatro universitário desde 1998 e junto de grupos de teatro amador desde 2000, com destaque em 2002 para acção de formação desenvolvida em Timor Leste. Leccionou a disciplina de interpretação na escola profissional do Balleteatro (2002) e a cadeira de Práticas Dramatúrgicas na ESTC em 2003.
Foi ainda assistente de encenação de Manuel Coelho (Teatro Nacional D. Maria II) e de Luca Aprea. A sua primeira encenação foi O Escurial de Michel de Ghelderode, projecto distinguido com o prémio de execução “O Teatro na Década 2002”. Encenou também com apoio do Instituto das Artes O Fim de António Patrício (2004), e em 2005 Três Máscaras de José Régio.

Sem comentários: